Mosteiro de Leça do Balio - Matosinhos
Historicamente importantíssimo, o Mosteiro de Leça do Balio foi a sede inicial da Ordem do Hospital em Portugal, a primeira Ordem Militar documentada em território português. O templo destaca-se ainda por ter sido uma das primeiras construções de arquitectura gótica em território nacional.
A fachada principal é ladeada por duas torres, no extremo oposto surge outra torre de maior dimensão, os pormenores ao gosto gótico são soberbos e o edifício é monumental. Apesar de existirem referências relativas a uma construção datada do século X, a edificação que actualmente observamos teve origem em meados do século XIV. Após a extinção das ordens religiosas ocorrida em 1834, o mosteiro foi abandonado e começou a degradar-se, no entanto, no século XX passou para a posse de Ezequiel de Campos que promoveu profundos trabalhos de restauro e remodelação.
A igreja possui traços únicos e características que lhe conferem o aspecto de uma verdadeira fortaleza militar, tornando esta construção num espaço emblemático. O Mosteiro de Leça do Balio encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.