Mosteiro de São Pedro de Cete - Paredes
A Igreja de São Pedro de Cete é um dos mais belos exemplares da arquitectura românica-gótica no nosso país. Este fantástico templo foi edificado no século X, tendo sido reconstruído no século XI e alvo de várias intervenções nos finais do século XIII e início do século XIV, que lhe conferem os traços arquitectónicos românicos, apesar de possuir algumas influências góticas. Encontra-se integrado na Rota do Românico e classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O monumento ostenta orgulhosamente os seus traços românicos, conforme constatamos ao olhar para o seu portal e ainda para a solidez que a sua construção deixa transparecer devido ao recurso à construção em nave única. A presença torre ameada reforçada por um possante botaréu remete-nos para os tempos conturbados da idade medieval, na qual os mosteiros possuíam igualmente características bélicas.
O Mosteiro de São Pedro de Cete foi de grande importância na ocupação e defesa do território durante a reconquista cristã, bem como durante os tempos do nascimento e consolidação da nossa nação.