Município de Viseu compra tablets para emprestar a 500 alunos do 1.º ciclo
O Município de Viseu procedeu à compra de 500 tablets para emprestar aos alunos do 1º ciclo. O investimento feito pela autarquia ronda os 130 mil euros e visa ajudar os alunos sem acesso a equipamento informático e Internet, tendo como objectivo colocar todas as crianças que frequentam o 1.º ciclo em pé de igualdade.
A inciativa teve a parceria da Altice e encontra-se ao abrigo do programa Escola Remota, que já inclui conteúdos programáticos para o 1º. Ciclo e pré-escolar e uma plataforma de aprendizagem remota colaborativa.
Segundo o município, o ensino à distancia trouxe à evidência uma série de constrangimentos seja pela falta de computador ou pela impossibilidade de aceder à Internet devido a deficiente cobertura. Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, declara que “Depois de auscultados os 5 agrupamentos de escolas de Viseu, não podíamos ficar insensíveis às carências de muitas famílias. As nossas meninas e meninos têm que estar em pé de igualdade no acesso ao ensino à distância".
O autarca acrescenta ainda que “Esta medida do Município de Viseu vem antecipar uma compra que já estava prevista no âmbito do nosso programa municipal VISEU EDUCA, para o início do ano escolar de 2020/ 21, que visa dotar todas as 190 turmas do 1.º Ciclo com 2 ou 3 tabletes que, em complementaridade com os quadros interativos existentes em todas as salas de aula do Concelho, permitirão uma melhor aprendizagem, maior sucesso educativo e a promoção da literacia digital”.
Está prevista a chegada de rede Wi-Fi a todas as escolas do Concelho, esta será de utilização exclusiva dos estabelecimentos de ensino durante o período escolar e aberta à comunidade aos fins de semana e fora do horário de funcionamento das escolas.