Museu Agrícola da Atalaia - Montijo
A Quinta Nova da Atalaia acolhe um relevante núcleo museológico do concelho do Montijo, formado pelo conjunto edificado e também pelo pomar, que dedica a sua acção às tradições agrícolas e funciona desde 1997
O Museu da Atalaia possui uma forte vertente pedagógica, testemunha o passado agrícola e as suas marcas na sociedade do Montijo. Pretende promover e preservar as tradições ligadas ao azeite e ao vinho, produtos que marcaram economia do Montijo no passado. O pomar de citrinos mostras-nos o processo de produção dos frutos (floração, crescimento, maturação e apanha) e conserva ainda o seu sistema de rega tradicional.
Existem vestígios da construção primitiva fazem que situam a origem desta propriedade agrícola no século XVIII, no entanto, o primeiro documento conhecido que descreve a Quinta Nova da Atalaia é de 1874. O local teve diversos proprietários, pertencendo à família Santos Fernandes no século XX, responsável pelo desenvolvimento da produção agrícola local ao fazer uso da tecnologia mais avançada do seu tempo.