Museu da Indústria Baleeira - S. Roque do Pico
Os Açores possuem uma identidade cultural muito própria, são uma terra de gentes com fortes ligações ao mar, a indústria baleeira foi durante décadas um dos motores económicos desta região. O Museu da Indústria Baleeira testemunha estas tradições e apresenta um vasto espólio de arqueologia industrial que nos permite compreender melhor as técnicas e processos utilizados em tempos pelos pescadores açorianos.
Este espaço museológico situa-se numa antiga fábrica de indústria baleeira que foi tempos o maior e o mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores, tendo laborado entre 1946 e 1984. A unidade fabril desactivada estende-se por cerca de 2000 metros e dedica vários espaços ao museu, no decorrer do percurso ficamos a conhecer o processo técnico de produção de óleo e s técnicas utlizadas para o aproveitamento da carne de baleia para consumo.
O Museu da Indústria Baleeira possui uma forte vertente etnográfica e foi o primeiro museu industrial público dos Açores.