Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek

Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek
Fotografia: Município de Melgaço

Em plena zona histórica de Melgaço, num edifício que outrora pertenceu à Guarda Fiscal, encontramos o Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek. Um local de culto para os cinéfilos, repleto de objectos relacionados com a história do cinema, que tornam este espaço num local de visita obrigatório para todos os amantes da sétima arte.

A sublime colecção de artefactos cinematográficos demorou cerca de cinco décadas a compilar, grande parte do espólio foi doado ao município por Jean-Loup Passek que dirigiu o departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris e ainda o Festival de Cinema de La Rochelle.

Ao percorrer as salas deslumbramo-nos com cartazes e fotografias únicas que decoram as salas. O percurso leva-nos numa autêntica viagem pelo tempo, onde encontramos máquinas do tempo do cinema mudo, objectos raríssimos de épocas passadas e ainda equipamentos mais modernos. Como se soberba colecção que apresenta não bastasse, o museu possui ainda um pequeno auditório e espaços dedicados a exposições temporárias.

Por tudo que representa e pela singularidade do seu acervo, o Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek é uma ode e um tributo à sétima arte.