Museu do Neo-Realismo - Vila Franca de Xira

O Museu do Neo-Realismo foi criado em 1990 no seguimento do trabalho desenvolvido por um Centro de Documentação sobre o movimento neo-realista português. Inicialmente dedicava-se à área arquivística e bibliográfica, hoje em dia o seu vasto património torna-o numa referência para os apreciadores do movimento e de arte em geral, sendo um espaço de grande interesse histórico e artístico.
O Espaço museológico procura, actualmente, explorar outras vertentes que não só o neo-realismo de modo a clarificar e compreender o impacto das correntes neo-realistas nos mais variados estilos de arte contemporâneos. O espólio é vastíssimo e compreende obras literárias, arquivos documentais (impressos e audiovisuais), acervos iconográficos, obras de arte, bibliotecas particulares e uma biblioteca especializada na temática original.
A vertente pedagógica e educacional do espaço também é digna de louvor, o projecto Museu Ensina é um programa actividades, que tem como missão dar a conhecer o património e o ambiente político-cultural do período neo-realista da história de Portugal.