Museu do Quartzo - Viseu
O Monte de Santa Luzia é um belo espaço de lazer que dista apenas a 6 quilómetros do centro de Viseu, outrora importante castro proto-histórico, hoje mostra as suas características ligadas a um passado marcado pela extracção de quartzo. Os 25 anos de exploração mineralógica, levados a cabo pela Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos, de Canas de Senhorim, entre os anos de 1961 e 1986, criaram uma cratera que, actualmente, é uma bela lagoa.
O facto do Monte de Santa Luzia ter sido no passado uma das mais importantes minas de quartzo no país, levou ainda à criação do Museu do Quartzo - Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, um espaço museológico onde se explica a importância mineralógica, geológica e comercial deste mineral.
O espaço inclui um centro de ciência, salas de exposição, auditório e uma biblioteca, o espólio é bastante vasto e no seu interior encontramos centenas de gemas em exposição. Outra particularidade do Museu do Quartzo é a sua forte componente pedagógica pautada pelo recurso a modernos equipamentos interactivos.