Museu Internacional de Escultura Contemporânea - Santo Tirso
Graças ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, Santo Tirso é considerada a capital da escultura contemporânea. O Projecto nasceu por via de uma iniciativa conjunta entre o município e o escultor Alberto Carneiro em 1991. A sede foi projectada pelos conceituados arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura possuindo espólio destes e outros artistas, acolhendo ainda várias exposições temporárias.
Mas, o que torna Santo Tirso num local de eleição para os apreciadores de escultura é o facto das obras não se limitarem apenas às paredes do museu… São esculturas nos jardins, esculturas em parques, esculturas em praças, todas da autoria de artistas de renome, incluindo de Alberto Carneiro. Actualmente, há mais de 40 esculturas distribuídas por cinco núcleos principais: Parque D. Maria II e jardins adjacentes; Praça 25 de Abril; Parque dos Carvalhais; Praça Camilo Castelo Branco e Parque Urbano da Rabada.
A cidade tem está na rota de escultores de todo o mundo, assumindo claramente o objectivo de se tornar uma referência mundial nesta arte, as instalações podem ser visitadas livremente, com mapa e áudio-guias, ou através de uma aplicação para smartphones.