Museu Marítimo de Ílhavo
Nascido em 1937, este magnifico conjunto museológico é um dos mais fascinantes espaços temáticos de Portugal, o Museu Marítimo de Ílhavo presta homenagem não só aos ilhavenses, mas também a todas as gentes do mar, versando acerca da faina tradicional da ria e também da pesca do bacalhau, testemunhando de forma ímpar o forte impacto das tradições piscatórias na sociedade desde país à beira mar plantado.
A instituição é dedicada às comunidades costeiras em geral e abre as suas portas a todos os públicos, inicialmente possuía vocação etnográfica e regional, hoje é composta por várias estruturas que juntas formam um espaço museológico de excelência. O Museu Marítimo de Ílhavo conta com seis exposições permanentes, todas elas de índole marítima: a Sala da Faina/Capitão Francisco Marques, a Sala da Ria, a Sala das Conchas e Algas, a Sala dos Mares, a Sala de Arte e o Aquário dos Bacalhaus.
O navio-museu Santo André, ancorado no Jardim Oudinot, na cidade da Gafanha da Nazaré é uma das atracções pertencentes ao Museu Marítimo de Ílhavo. O antigo arrastão transporta-nos por uma viagem aos meandros da vida dos pescadores debacalhau, ilustrando com excelência as artes do arrasto.