O Côa pelas Aldeias Históricas de Portugal
As Aldeias Históricas de Portugal são riquíssimas do ponto de vista patrimonial. Têm muito para oferecer a quem as visita. No seu total são doze e existem vários roteiros para as conhecer. Um desses percursos acompanha o leito do Côa, da sua nascente até à foz, e dá a conhecer cinco destas localidades de beleza ímpar. São cerca de 246 quilómetros por entre locais históricos e paisagens deslumbrantes, sempre com o rio Côa ao nosso lado. Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Castelo Mendo e Sortelha são as cinco Aldeias Históricas que vamos visitar.
Almeida
Almeida foi um baluarte defensivo de grande importância em tempos idos. A sua praça forte de planta hexagonal juntamente com as ruínas do castelo e da antiga fortaleza remetem para o passado bélico desta localidade.
A Torre do Relógio e o cemitério antigo também são merecedores de atenção, assim como o Museu Histórico - Militar. O Ambiente vivido nesta localidade é único, até as casas continuam semelhantes a tempos idos, parece mesmo que o tempo não passou por esta povoação. Anualmente, realiza-se no último fim de semana de agosto a recriação do cerco de Almeida um evento com bases históricas que atrai imensos visitantes.
Belmonte, fotografia:Município de Belmonte
Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo situa-se no topo de uma colina com vista para o Côa, paisagens de cortar a respiração e uma aldeia de beleza encantadora são motivos mais que suficientes para uma visita.
A localidade encontra-se rodeada por uma muralha com torreões circulares, classificada como Monumento Nacional. Castelo Rodrigo foi antigamente um povoado importante e sede de concelho durante cerca de 600 anos. As suas casas de cor acastanhada e arquitectura com influências manuelina e árabe fazem crer que embarcámos numa viagem no tempo. Por esta povoação encontramos ainda as ruínas do seu castelo, destruído por uma revolta popular, ocorrida após a Restauração. A Igreja Matriz data do século XII e possui traços de românico e gótico, ainda hoje é usada pela população, tendo sido erguida para dar apoio aos peregrinos que percorriam a rota de Santiago de Compostela.
Castelo Rodrigo, fotografia: Aldeias Históricas de Portugal
Marialva
As origens de Marialva são antiquíssimas, uma antiga tribo chamada Túrdulos, pertencente aos Lusitanos, fundou no local uma cidade, no distante século VI a.C. A povoação foi posteriormente conquistada pelos Romanos, Visigodos e Árabes, até ter sido tomada em 1603 por Fernando Magno, rei de Leão, que iniciou a Reconquista Cristã da Península Ibérica. As guerras constantes levaram a que esta localidade ficasse despovoada e assim se manteve até 1179, quando D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, a mandou repovoar.
Marialva possui uma arquitectura tipicamente medieval, fruto das inúmeras casas senhoriais quinhentistas encontradas no seu interior. Por lá existem ainda belas igrejas e capelas da mesma época. A aldeia é constituída por três núcleos distintos: A Cidadela, hoje despovoada, era a vila existente no interior do castelo. O Arrabalde, onde se localizam as suas habitações e, por fim, a Devesa, uma zona verde que vai até à ribeira de Marialva. No mês de Maio realiza-se o Mercado Medieval, um evento durante o qual acontecem várias recriações históricas de grande interesse cultural.
Castelo Mendo
Outrora chamada de Castro Mendi, existem documentos que provam a ocupação desta localidade desde a Idade do Bronze. Localizada perto da fronteira, Castelo Mendo possuiu até ao século XVII uma grande importância defensiva. D.Sancho II mandou ampliar o castelo em 1229 e concedeu a carta para a realização, daquela que foi a primeira feira a acontecer regularmente em Portugal. A aldeia de traços medievais é composta por dois núcleos amuralhados: a Cidadela, também conhecida por Burgo Velho, e a Barbacã.
A povoação está ladeada por imponentes muralhas medievais dotadas de seis portas. As casas foram edificadas em pedra e por entre as ruas estreitas para ajudar na defesa deste povoado que foi palco de várias lutas entre Portugal e Espanha. Castelo Mendo mantém os seus traços principais de antigamente, com a aldeia a ter sido alvo de recuperações recentes, e retrata fielmente o ambiente vivido em tempos idos.
Sortelha
Em Sortelha destaca-se imediatamente o seu castelo que surge imponente a 760 metros de altitude. O castelo foi constantemente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos. Na época da Reconquista Cristã, esta fortaleza constitui-se como um elemento de defesa da fronteira, disputada entre Portugal e Castela. Em 1228, D. Sancho II concedeu a Carta de Foral à vila de Sortelha. Após a Restauração da Independência, o castelo foi alvo de algumas alterações na sua arquitectura, devido a objectivos militares. Sortelha volta a desempenhar um papel importante aquando das guerras napoleónicas. A fortificação encontra-se classificada como Monumento Nacional.
Sortelha é uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas de Portugal, para além das suas belas casas de pedra, brinda ainda os visitantes com a sua Igreja Matriz, datada do século XIV, e outros importantes edifícios históricos como a Antiga Casa da Câmara e Cadeia, cujas origens remontam ao século XVI. Esta localidade encontra-se ainda ladeada por muralhas que se acredita terem sido mandadas edificar aquando das guerras com Castela. Por toda a sua beleza e riquíssimo património histórico, Sortelha é imperdível.
Sortelha, fotografia:Aldeias Históricas de Portugal