O Defensor das Rotas Comerciais

O Defensor das Rotas Comerciais
Fotografia: Município de Angra do Heroísmo

Esta foi uma das fortalezas criadas para proteger parte do arquipélago dos Açores.

Localizada na Ilha Terceira, mais precisamente no concelho de Angra do Heroísmo, a Fortaleza de São João Baptista do Monte Brasil foi construída com o intuito de conter os rivais europeus que realizavam os mesmos trajectos de navegação até à Índia e ao Novo Mundo, protegendo ao mesmo tempo as navegações até ao Ultramar.

A planta da fortaleza apresenta uma estrutura poligonal irregular cobrindo uma área de 1,3 quilómetros quadrados, estando a 111 metros a nível do mar. O edifício é constituído por um núcleo principal que abriga uma cortina de diversos baluartes (elementos de defesa). A muralha responsável por suportar os baluartes percorre cerca de 570 metros, encontra-se a quinze metros de altura, diante da mesma foi escavado um fosso com dez metros de largura, deixando o local ainda mais seguro.

Devido à sua dimensão, a fortaleza pode ser considerada uma das mais importantes da Ilha Terceira. A sua construção foi responsável por a uma mudança existente no sistema defensivo da ilha, tendo influência directa na defesa de outras ilhas do arquipélago.

Este sistema defensivo usufruía da grande mobilidade das forças de defesa, havendo sempre uma vigilância apertada em toda a frente da fortaleza, assim como, uma rápida deslocação das tropas para as muralhas caso existisse alguma suspeita de ameaça.

Nos dias de hoje a Fortaleza de São João Baptista do Monte Brasil assume o papel de quartel e em 1943 passou a ser classificada como Imóvel de Interesse Público.