O Diabo Disfarçado

Relembram os mais antigos da vila da Nazaré, que a história da imagem possui um milagre. D. Fuas Roupinho, representante do Castelo de Porto de Mós e companheiro de armas de D. Afonso Henriques na época da Reconquista Cristã, tinham por hábito caçar na Nazaré. Um desses dias em que veio caçar, precisamente, a 14 de Setembro de 1182, estava uma manhã de nevoeiro quando perseguia um veado, que se julgava ser o diabo disfarçado. Mas para sua admiração ele desaparece no precipício e D. Fuas rapidamente pediu ajuda à santa para que ele não caísse também com o seu cavalo. O seu cavalo parou imediatamente, marcando as suas patas naquele penedo rochoso ao salvar o nobre cavaleiro. Em contrapartida, a Virgem pediu-lhe que construísse no “Sítio” do milagre, a Capela da Memória.
A construção do Santuário teve início a partir do século XIV, onde em toda a sua construção se viu protegido pelo poder divino. Sofreu várias remodelações ao longo do tempo e ainda continua a acolher peregrinos ou turistas que por lá passam.
Ao alastrar os milagres que aconteciam, o local onde a Senhora da Nazaré apareceu tornou-se num dos pontos mais importantes para os peregrinos ou turistas visitarem. Foi o cronista Frei Bernardo de Brito que no final do século XVI, veio a publicar na obra Monarquia Lusitana uma carta de D. Fuas a relatar a história sobre a Virgem. Assim sendo, por volta de 1600, o Frei deslocou-se ao santuário e pediu que desenterrassem a gruta subterrânea, onde veio a colocar uma placa que relatava a história dessa imagem. Foi graças ao Frei Bernardo de Brito, que pela primeira vez, a Nossa Senhora da Nazaré foi associada a D. Fuas Roupinho, por lhe aparecer num ato de socorro.
El-Rei Dom Fernando decidiu restaurar a Ermida da Memória e mandou construir um novo lugar de culto, que pudesse receber mais pessoas. O santuário de Nossa Senhora da Nazaré sofreu bastantes alterações para chegar ao resultado de hoje, mas para todos os que a acompanham, valeu a pena, pois tornou-se num dos mais importantes Santuários de Portugal.