O Rio Côa
O Rio Côa nasce na Serra das Mesas, no concelho do Sabugal, percorre 135 quilómetros até desaguar no Douro em Vila Nova de Foz Côa. Segue o seu caminho pela zona raiana do distrito da Guarda, é um dos poucos rios que corre de sul para norte.
O Côa é conhecido pelas suas águas límpidas e puras, um dos rios menos poluídos do nosso país. O seu leito é fonte de vida, assim como, à volta das suas margens a natureza se manifesta orgulhosamente. O curso do Côa atravessas as Reservas Naturais da Serra da Malcata e Faia Brava e assume um papel importantíssimo na preservação dos ecossistemas por lá presentes.
História e património também fazem parte da identidade deste rio. O Côa passa próximo das Aldeias Históricas de Portugal e desagua junto maior complexo de arte rupestre do paleolítico ao ar livre. O caudal do Côa foi também uma linha de defesa natural, nas lutas do passado contra o Reino de Leão, posteriormente, atravessado pelos contrabandistas que iam a Espanha buscar alguns produtos que não encontravam por cá.
A importância do Côa ao longo dos tempos tem prova no que se encontra à sua volta, mesmo não sendo um dos maiores rios de Portugal, foi enorme no seu contributo a Portugal.