Os Caretos de Podence, uma das mais genuinas celebrações de Carnaval
Os costumes pagãos sempre despertaram curiosidade nas pessoas, os Caretos de Podence são uma das mais genuínas e antigas tradições do género em Portugal. Na aldeia de Podence,a poucos quilómetros de Macedo de Cavaleiros, a tradição mantém-se. Desde 1985 que foi criada uma associação cultural, com o objectivo de preservar esta tradição. A celebração deriva de antigos rituais celtas, apesar de alguma incerteza sobre o seu início.
Aquando do Domingo Gordo e da Terça-Feira de Carnaval, na aldeia de Podence, os jovens vestem-se com trajes coloridos, tapam a cara com mascaras de lata, madeira e couro, para no anonimato, “chocalhar” as raparigas da aldeia. A tradição é seguida de perto pelos mais novos para que no futuro sejam eles os caretos da povoação.
Na noite de Domingo Gordo acontecem mesmo casamentos fictícios entre a população jovem da aldeia. A cerimónia é marcada pelo humor e manda que na manhã seguinte, o noivo vá agradecer à rapariga que lhe calhou em sorte, esta deve corresponder com uma oferenda de doces e vinho.
A celebração dos Caretos de Podence atrai imensos turistas e curiosos a esta pequena aldeia transmontana, e é tida como uma das mais genuínas celebrações carnavalescas de Portugal.