Os diferentes tipos de grutas em Portugal
As grutas são cavidades subterrâneas de origem natural, cujas dimensões permitem o seu acesso por parte de pessoas.
Podem possuir apenas uma galeria ou ser compostas por vários conjuntos de tuneis e salas subterrâneas interligadas entre si. Existem vários tipos de grutas, em Portugal encontramos Calcárias, Vulcânicas e Marinhas.
A gruta do Algar de Benagil no Algarve é um exemplo de uma gruta marinha, formada pela erosão na rocha provocada pelas águas do mar. As grutas de São Vicente e Algar do Carvão por seu lado devem a sua origem a erupções vulcânicas. As grutas calcárias nascem devido à acção química das águas pluviais nos maciços de calcário, em Portugal encontramos inúmeros exemplos, localizados sobretudo no Maciço Calcário Estremenho situado na zona centro. O Algar do Pena e as Grutas da Moeda, Lapas, Alcobertas e Mira d´Aire são tuneis calcários.
Apesar de existirem tipologias diferentes todas as grutas têm algo em comum, a beleza e o misticismo dos espaços aliado à importância científica que estes espaços encerram. Existe uma ciência chamada espeleologia que estuda estes locais para melhor compreendermos a sua formação e importância