Ovos Moles de Aveiro, uma das mais famosas iguarias da Beira Litoral
Ao visitar a cidade de Aveiro é imperativo provar os famosos ovos moles. Este doce assumiu uma importância enorme nesta região, de tal modo, que a par dos também famosos moliceiros, é uma das imagens que surge na nossa mente ao falar desta cidade da beira litoral. O doce é elaborado com creme de ovos envolto em folhas de hóstias. São utilizados motivos piscatórios nas suas formas, que remetem para a ligação que Aveiro tem com o mar e as artes da faina.
A utilização da hóstia está relacionada com a origem conventual da receita. Existe a lenda que uma freira havia sido castigada pela gula, e proibida de comer doces. Não contente com o castigo, a freira escondia o doce de ovos entre as hóstias, para que ninguém reparasse. Um dia foi descoberta por um abade, mas este, ao provar a hóstia recheada com creme de ovos, gostou tanto que achou que algo assim era obra de Deus.
Os Ovos Moles de Aveiro estão presentes por toda a cidade, perpetuados por famosas confeitarias, que lhes dedicam a importância merecida. Algumas destas casas estão abertas desde o século XIX. Esta iguaria possui actualmente Indicação Geográfica Protegida.