Paisagem Protegida do Corno do Bico - Paredes de Coura

Paisagem Protegida do Corno do Bico - Paredes de Coura
Fotografia: Município de Paredes de Coura

A pacata vila de Paredes de Coura tem por hábito andar nas bocas do mundo durante o mês de Agosto, e não é razão para menos, por lá se realiza, há mais de 20 anos, um dos mais badalados festivais de Verão, conhecido pela capacidade de aliar boa música a um cenário idílico. Paredes de Coura é um território que se destaca pela sua beleza e envolvência natural, a paisagem protegida do Corno do Bico é um testemunho dessa realidade.

Localizada na fronteira com o município vizinho de Ponte de Lima, a zona que compreende a paisagem protegida possui mais de 2000 hectares e culmina no Corno do Bico a cerca de 900 metros de altitude, o relevo acidentado oferece paisagens soberbas e encontramos pela região inúmeros miradouros para as observar. As encostas são preenchidas a espaços por campos agrícolas e no centro encontramos a fantástica floresta de Corno de Bico, uma densa mata maioritariamente composta por carvalhos, onde as frondosas arvores nos brindam com jogos de sombra e luz, que nos fazem crer estar numa floresta encantada. Os cursos de água presentes atraem ao local inúmeras espécies de animais. Por aqui podemos encontrar cavalos selvagens, coelhos, vacas barrosãs e até esquivos javalis.

Devido ao forte valor ecológico desta área protegida, que se assume como um autêntico santuário natural, foi criado Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno do Bico que organiza visitas pela região e possui várias infra-estruturas de apoio aos visitantes, podemos ainda conhecer a zona através dos percursos pedestres disponíveis.