Palácio da Brejoeira - Monção

Palácio da Brejoeira - Monção
Fotografia: Município de Monção

Mandado construir por Luís Pereira Velho de Moscoso, Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo, o Palácio da Brejoeira é uma imponente e bela edificação, que ostenta com orgulho uma arquitectura em estilo Neoclássico. A sua construção terminou no início do século XIX e foi erguido segundo os planos segundo os planos do arquitecto Carlos Amarante. O edifício encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1919.

O Palácio da Brejoeira assume a forma dum L e possui três torreões, tendo sido maioritariamente construído em granito. Podemos visitar o interior desta sumptuosa construção, onde o estilo neoclássico impera também pelas magnificas salas interiores e uma capela e um teatro coroam o luxo existente. O exterior é igualmente fascinante, ao caminhar pelos jardins em estilo inglês encontramos lagos, estátuas de figuras mitológicas e arvores centenárias.

Existe ainda uma grande tradição agrícola e um forte legado vinícola por estas bandas. Dos 30 hectares que compõem a Quinta da Brejoeira, na qual o palácio se insere, 18 são dedicados à famosa vinha de casta Alvarinho, sendo a quinta uma referência na produção desta casta de vinho. A visita às vinhas do palácio tem direito a provas deste singular néctar.

Historicamente o Palácio da Brejoeira é conhecido por ter sido palco de uma reunião entre António de Oliveira Salazar e o General Franco, em 1950.