Palácio Nacional de Mafra
Edificado em pleno coração da vila, o Real Convento de Mafra, mais tarde baptizado de Palácio Nacional de Mafra é uma das mais soberbas construções góticas existentes em Portugal. Esta magnifica edificação possui mais de 40.000 metros quadrados e 1200 divisões, tal confere-lhe uma grandeza monumental. Na Basílica encontra-se um conjunto seis órgãos único no mundo, outra característica digna de relevo é a presença de dois carrilhões de 114 sinos, 57 em cada uma das torres, feitos em Antuérpia no século XVIII, considerados os maiores a nível mundial.
Esta obra retracta a opulência ostentada pela corte de D. João V, monarca que o mandou construir no século XVIII. Habitualmente utilizado como residência de Verão da família real conserva no seu interior um espólio artístico digno de realce, a biblioteca em estilo rocaille possui mais de 83 metros de comprimento e alberga no seu interior mais de 40 000 volumes literários, alguns raríssimos e historicamente muito importantes.
O Palácio Nacional de Mafra encontra-se classificado como Monumento Nacional e é, desde 2019, Património Mundial da UNESCO.