Pelos Trilhos de Portugal- Parque do Rio Ui, São João da Madeira

Pelos Trilhos de Portugal- Parque do Rio Ui, São João da Madeira
Fotografia cedida por: Turismo Industrial de São João da Madeira

Em Maio de 2008, São João da Madeira abriu junto ao Rio Ui um parque de lazer rodeado tanto de património cultural como de uma grande diversidade biológica e criou um dos mais interessantes parques urbanos de Portugal.

Este local, rodeado de espaços verdes e cerca de 166 espécies e subespécies de plantas, é abrigo para um grande leque de espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

No que toca ao património cultural, podemos encontrar neste parque, açudes, que auxiliam no abastecimento do sistema de rega do mesmo, um moinho e um espigueiro. Estas estruturas permitem retratar o ciclo do pão e a picagem da mó, entre outras actividades praticadas desde os finais do século XVII, e que tinham uma grande importância para a economia local.

Este ponto da cidade é comumente utilizado pelos sanjoanenses e pelos seus visitantes para a prática desportiva, uma vez que conta com vários percursos para se fazerem a pé ou em bicicleta.

Para além disso, a Casa da Natureza coloca ao dispor dos visitantes do parque, um bar, uma sala de recepção, um centro de interpretação ambiental e balneários.