Parque Natural do Tejo Internacional - Castelo Branco
Por entre terras de Portugal e Espanha o Tejo rasga a paisagem com a imensidão do seu caudal, o extremo Sul do concelho de Castelo Branco compreende parte do território português do Parque Natural do Tejo Internacional. A beleza natural deste lugar é fascinante, o silêncio impera e a vida mostra todo o seu esplendor, o parque é habitado por 154 espécies de aves, 44 de mamíferos, 15 de anfíbios, 20 de répteis, 12 de peixes e 153 de insectos. Azinheiras e sobreiros, urze e rosmaninho dominam a paisagem ao nível da flora.
Para os amantes da natureza e de observação de animais selvagens este espaço é o paraíso, de modo a aproveitar a experiência em toda a sua plenitude é aconselhável recorrer a uma das várias empresas que organizam visitas guiadas ao parque. Raposas, veados e javalis encontram-se entre as espécies mais comummente avistadas, tudo isto sempre com o magnifico tejo a serpentear a nosso lado por entre colinas, o cenário é apaixonadamente selvagem e puro.
O curso do Tejo e dos troços finais do indomável Erges, Ponsul e da Ribeira do Aravil, seus afluentes que desaguam no seu caudal por estas bandas, são habitados por várias espécies peixes ameaçados e endémicos da Península Ibérica. A presença constante de alimento e as características únicas das margens escarpadas dos rios e áreas envolventes atraem a esta zona um grande número de aves que por aqui nidificam e se alimentam. Os fãs do birdwatching encontram no Parque Natural do Tejo Internacional um verdadeiro paraíso, traga o equipamento adequado e com certeza tirará fotos memoráveis!