Pelos Trilhos de Portugal-À Volta do Castelo e Villa de Basto, Celorico de Basto

Pelos Trilhos de Portugal-À Volta do Castelo e Villa de Basto, Celorico de Basto
Fotografia cedida por: Município de Celorico de Basto

É na Aldeia do Castelo em Arnoia que se encontra o primeiro percurso pedestre sinalizado do concelho de Celorico de Basto. Este trajecto, em formato circular, conta com 11 quilómetros de extensão que percorrem caminhos rurais da região.

O trajecto começa na aldeia, também conhecida como “Villa de Basto”, em direcção ao monte do Calvelo, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Castelo de Arnoia.

O caminho continua entre plantações de vinha até chegar à Casa de Sequeiros, um solar oitocentista. Segue então até ao Miradouro da Penícia, onde os pedestres podem contemplar o Vale Cavado, alguns terrenos agrícolas e construções rurais, e mais uma vez o Castelo que dá nome à aldeia e ao trilho.

A partir deste local começa o caminho de regresso até ao ponto de partida.

Para além dos pontos anteriormente falados, no decorrer do caminho os pedestres podem ainda conhecer o Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia, onde se pode aprender um pouco da história do Castelo e da aldeia que o envolve, o Pelourinho da Villa de Basto, os Moinhos do Combro e a Capela e o Largo de Santa Luzia.