Pelos Trilhos de Portugal-Agrião, Povoação

Pelos Trilhos de Portugal-Agrião, Povoação
Fotografia por Nuno Mendonça

Em Povoação, na Ilha de São Miguel, o percurso linear “Agrião” possui uma extensão de aproximadamente oito quilómetros. Este trajecto liga as freguesias de Povoação e Ribeira Quente, atravessando a Lomba do Cavaleiro.

Com início marcado na Zona Baldear da Povoação, o itinerário começa em  direcção à Ribeira dos Pelames, onde uma ponte sobre a mesma é abrigo para a pomba torcaz, uma espécie característica das ilhas dos Açores.

Daqui o caminho continua até à Lomba do Cavaleiro, onde os pedestres podem fazer uma pausa e admirar a vista sobre as freguesias envolventes. Chegando à Ribeira do Agrião, os visitantes devem fazer a travessia com cautela.

Depois, o trilho segue por  uma mata de incensos e acácias e ruma à Ribeira Quente, passando pela Ponte do Garajau e por um miradouro que dá vista sobre a ilha de Santa Maria e a Ermida de Santa Rita.

Na freguesia da Ribeira Quente, os pedestres podem aproveitar para conhecer a Praia do Fogo, excelente para  pratica a prática de turismo balnear. Para além disso, o concelho de Povoação possui vários pontos de interesse que os pedestres devem aproveitar para conhecer