Pelos Trilhos de Portugal-Aljustrel tem uma Mina, Aljustrel

Pelos Trilhos de Portugal-Aljustrel tem uma Mina, Aljustrel
Fotografia: Município de Aljustrel

Conhecido pela actividade mineira que é aqui desenvolvida, o concelho de Aljustrel criou um percurso pedestre, com cerca de 12 quilómetros, que percorre tanto o seu complexo mineiro, como o espaço urbano e rural da região.

Com início marcado junto à antiga escola primária, em frente ao Jardim 25 de Abril, os pedestres podem observar alguma da maquinaria que era utilizada pelos mineiros.

Chegando ao Vale d’Oca, os pedestres são guiados por um passadiço de madeira que apresenta alguns vestígios da exploração feita neste local desde a época romana. No final do passadiço o trilho atravessa junto à central de compressores e, posteriormente, um malacate. Neste ponto pode ser observado o espaço mineiro, agora recuperado.

Regressando ao espaço urbano do concelho, o trilho atravessa algumas ruas passando pelo Museu Municipal, até chegar à Igreja da Senhora do Castelo, onde os visitantes podem usufruir da paisagem.

Novamente junto às antigas explorações mineiras, pode ser encontrado um miradouro que oferece uma vista panorâmica sobre a região. Daqui começa o caminho de regresso até á antiga escola primária.