Pelos Trilhos de Portugal-Atalho dos Vermelhos, Ponta Delgada

Pelos Trilhos de Portugal-Atalho dos Vermelhos, Ponta Delgada
Fotografia por Nuno Mendonça

O percurso Atalho dos Vermelhos, no concelho de Ponta Delgada, apresenta-se como um trajecto circular que possui um pouco mais de cinco quilómetros.

Assim, como os restantes percursos presentes na Ilha de São Miguel, este está inserido no Parque Natural de São Miguel e tem como intenção dar a conhecer um pouco da sua biodiversidade e os seus pontos mais emblemáticos.

Com ponto de partida marcado na freguesia de Pilar da Bretanha, no lugar do João Bom, o itinerário começa rumo à Rua da Relvinha, passando por uma Ermida.

Continuando por um trilho envolvido por terrenos agrícolas e de pastoreio até chegar a um miradouro com vista para o Noroeste da Ilha, não tarda encontra outro miradouro, desta vez com vista para a freguesia dos Mosteiros.

Entrando, numa mata classificada como Zona Importante para Aves, os pedestres podem encontrar algumas espécies como urze, malfurada, erva-leiteira e pau-branco, que servem de abrigo para o milhafre, o pombo-da-rocha, o tentilhão, entre outros.

A partir daqui começa o caminho de regresso a João Bom, dotado de vistas fantásticas sobre as freguesias de Bretanha e Mosteiros.