Pelos Trilhos de Portugal-Azinhal dos Mouros, Loulé

Pelos Trilhos de Portugal-Azinhal dos Mouros, Loulé

Em Loulé, um percurso pedestre na povoação de Azinhal dos Mouros permite que os visitantes conheçam um pouco da vida quotidiana desta região e alguns dos seus principais pontos de interesse.

Com aproximadamente 16 quilómetros de extensão, este percurso circular tem início e fim marcados na aldeia de Azinha de Mouros. Esta povoação está localizada junto à Ribeira do Vascão e apresenta-se como o ponto principal deste trajecto.

O caminho começa em direcção à Ribeira do Vascão, percorrendo a aldeia de Tavilhão. Atravessada a ponte sobre a ribeira e conhecida a Ribeira do Vascanito chega-se a Corte Pinheiro, onde se pode observar vestígios de uma necrópole da Idade do Ferro.

Chegando ao moinho de água da Mameleira, segue-se o Cerro dos Vermelhos e, posteriormente, o Monte dos Vermelhos. O trilho continua até á aldeia Vale Gomes, passando pelo moinho da Chavachã, no leito da ribeira do Vascão.

A partido daqui começa o caminho de regresso até ao ponto de partida. Para além do que o percurso apresenta, os pedestres podem aproveitar para conhecer a Fonte e Lavadouro de Azinhal dos Mouros.

Junto às Ribeiras do Vascão e do Vascanito podem encontrar-se algumas espécies arbóreas como os freixos e o loendro, assim como, algumas aves, entre as quais o guarda-rios e a alvéola-cinzenta.