Pelos Trilhos de Portugal-Calheta do Nesquim, Lajes do Pico

Pelos Trilhos de Portugal-Calheta do Nesquim, Lajes do Pico
Fotografia por Nuno Mendonça

Inserido na Ilha do Pico, o concelho de Lajes do Pico é conhecido pela biodiversidade que alberga, bem como pelo seu património natural e edificado. Para que os seus visitantes possam conhecer um pouco mais da região foram criados alguns percursos pedestres, que percorrem alguns dos seus pontos mais emblemáticos.

Com aproximadamente nove quilómetros, o percurso de Calheta do Nesquim tem como ponto de partida e chegada a Igreja da Calheta de Nesquim. Antes de começar o percurso, os pedestres são convidados a conhecer a Casa dos Botes Baleeiros, agora transformada num museu local.

O caminho começa em direcção à Rua dos Fetais, onde podem ser contempladas a Pedra Aguda e o Cabeço do Silvado.

Atravessando uma mancha de incenso, encontramos um caminho envolvido por terrenos agrícolas, onde predomina a cultura da vinha. Depois rumamos até à zona balnear da Poça das Mujas, seguindo até ao Moinho do Mourricão e, posteriormente, novamente até à igreja, onde termina o percurso.

Para além destes pontos, os visitantes podem aproveitar o percurso para conhecer o Porto da Feiteira, onde podem desfrutar das piscinas naturais que aí existem.