Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Abade, Ribeira de Pena

Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Abade, Ribeira de Pena
Fotografia cedida por: Município de Ribeira de Pena

O Caminho do Abade no concelho de Ribeira da Pena é um percurso de pequena rota que permite aos seus visitantes a prática de desporto e lazer, associados à natureza e cultura.

Este percurso linear, com um pouco mais de seis quilómetros, pode iniciar-se junto da Igreja Matriz de Ribeira da Pena ou da Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além Tâmega. No entanto, recomenda-se Ribeira da Pena como ponto de partida.

Este itinerário percorre caminhos rurais e calçada, rodeados pela natureza e algumas povoações, o que permite que os seus visitantes conheçam um pouco da cultura e do património da região.

Para além disso, no decorrer do caminho, os pedestres podem ainda conhecer o Lugar da Sobreira, percorrendo a Rua Camilo Castelo Branco e a Casa de Camilo, onde o escritor viveu durante dois anos em meados do século XIX. Junto ao Rio Tâmega pode ainda ser observada uma azenha em ruínas e a Ponte de Arame, mandada construir pelo Padre Albino Afonso.

Junto à Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além Tâmega começa um novo percurso, “Levada de Santo Aleixo”, com cerca de 14 quilómetros, que os visitantes podem realizar posteriormente.