Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Românico 2, Lousada

Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Românico 2, Lousada

O percurso pedestre “Caminho do Românico”, no concelho de Lousada, permite que os seus visitantes conheçam um pouco da cultura, história e natureza que envolve a região.

Este percurso divide-se em dois trajectos a que se dá o nome de “Caminho do Românico 1” e “Caminho do Românico 2”, que acabam por partilhar alguns troços e por se complementar um ao outro.

O trajecto do Caminho do Românico 2 percorre as freguesias de Silvares, Pias, Aveleda, Macieira e Meinedo, e tem início marcado no Parque Urbano da Cidade, junto à Adega Cooperativa.

Com um pouco mais de 17 quilómetros desdobrados pelos caminhos rurais da região, este percurso permite que os seus pedestres conheçam alguns edifícios classificados com interesse patrimonial.

Entre eles encontra-se o Cruzeiro e Casa do Município, a Igreja do Salvador de Aveleda, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Ponte de Vilela, a Capela de São Bartolomeu, a Casa Grande de Vilela, o Marco de Arcediagado, a Igreja de Santa Maria de Meinedo, a Ponde de Espinho e a Igreja de Pias.

Sendo que ambos os percursos começam e acabam no Parque Urbano de Lousada, os pedestres podem ainda aproveitar para usufruir do espaço.

Neste local podem ser encontradas várias zonas arborizadas onde se podem observar espécies como o carvalho, o eucalipto, o pinheiro-manso, o freixo-de-folhas-estreitas, o cedro-do-mato e o vidoeiro e ainda espécies mais rasteiras como o alecrim, a alfazema, a papoila, o lâmio-roxo e a erva-das-verrugas.