Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Xisto da Lousã Rota dos Moinhos, Lousã

Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Xisto da Lousã Rota dos Moinhos, Lousã

O Caminho do Xisto da Lousã é um percurso circular com cerca de 6 quilómetros e duração média de 2h30, que percorre as ruas do centro histórico da Lousã.

O percurso tem início junto à Câmara Municipal do concelho, um edifício construído no século XX, e continua pela Igreja Matriz construída no século XIX.

Passada a Praça Cândido encontra-se a Fábrica do Papel do Prado, uma unidade fabril ainda no activo criada em 1716 e do seu lado esquerdo uma casa que constituía a sede do Clube Cultural dos Trabalhadores desta fábrica.

Entrando no caminho de terra começa o percurso da Rota dos Moinhos, onde se encontra a Ribeira de São João. Aqui o pedestre pode escolher a sua rota: atravessar o rio que nos leva até às grutas da Senhora da Piedade, ou continuar rio acima e descobrir os moinhos ao longo da sua margem. O caminho que não escolher para subir, será aquele por onde irá descer.

Ao longo de todo o percurso encontramos alguns pontos de interesse da cidade, como a Fábrica do Papel do Prado, os moinhos de água e o Castelo da Lousa, e alguns edifícios classificados como património histórico, entre os quais a Igreja Matriz e o Palácio dos Salazares.

A circulação neste trilho é desaconselhada em alturas de grande precipitação.