Pelos Trilhos de Portugal-Caminho dos Burros, Madalena

Pelos Trilhos de Portugal-Caminho dos Burros, Madalena
Fotografia por Nuno Mendonça

Inserido numa área classificada como Zona de Protecção Especial, Sítio de Interesse Comunitário e Reserva Florestal Natural do Mistério da Prainha, o percurso do Caminho dos Burros percorre, durante quase dez quilómetros, os concelhos de Madalena e São Roque do Pico.

O Caminho das Lagoas, no Planalto Central da Ilha do Pico, apresenta-se como ponto de partida deste trajecto. O trilho começa em direcção aos Cabeços do Mistério. A formação deste local ocorreu devido a erupções vulcânicas, que aconteceram entre os anos de 1562 e 1564.

Atravessando uma grande mancha de espécies endémicas como o trovisco macho e o esfagno, os pedestres podem escolher entre dois percursos, um que segue por São Miguel Arcanjo e que se desenvolve ao longo de três quilómetros e outro que continua até Baía de Canas, que percorre cerca de 1,7 quilómetros.

Seguindo pela Baia de Cana, os pedestres passam um trilho envolvido por incensos, acácias e louros, que acompanha os utilizadores até ao Parque da Prainha.

Aqui os pedestres devem seguir a sinalização até chegar à Baia de Canas, onde termina o trajecto. Este local está inserido no Parque Natural do Pico e pertence ao concelho de São Roque do Pico.