Pelos Trilhos de Portugal-Caminhos da Cal, Beja

Pelos Trilhos de Portugal-Caminhos da Cal, Beja

A aldeia de Trigaches, localizada no extremo noroeste do concelho de Beja, é conhecida pela sua extração de pedra, nomeadamente do mármore, e pelos fornos de cal.

Com aproximadamente sete quilómetros de extensão, este trajecto percorre caminhos naturais e rurais da região, permitindo que os pedestres conheçam a Aldeia de Trigaches, as suas pedreiras e os Fornos de Cal.

O percurso tem início no Largo da Igreja em Trigaches, seguindo até aos moinhos de vento e, posteriormente, aos moinhos de água de estilo americano. Esta estrutura surgiu nos Estados Unidos da América, durante o século XX, e permite aspirar água numa profundidade até 300 metros.

Daqui segue até uma pedreira, que apesar de activa não apresenta qualquer tipo de actividade. Os pedestres podem aproveitar para conhecer a área, tendo atenção para não cair ou escorregar.

Seguem-se os fornos de cal, desactivados desde o início do século XXI. Este local está dotado de um painel informativo, que os pedestres podem utilizar para conhecer a história desta estrutura e para que servia.

A partir daqui começa o caminho de regresso ao Largo da Igreja.