Pelos Trilhos de Portugal-Circuito histórico-cultural e ambiental de Aljezur, Aljezur

Pelos Trilhos de Portugal-Circuito histórico-cultural e ambiental de Aljezur, Aljezur

Inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Circuito histórico-cultural e ambiental de Aljezur percorre o centro histórico do concelho e o troço inicial da Ribeira de Aljezur, durante aproximadamente quatro quilómetros.

Como o próprio nome explica, este circuito permite que os seus visitantes conheçam tanto o património histórico-cultural, como o património ambiental da região.

Sendo assim, o Largo do Mercado, o Fontanário Público, o Museu Municipal, a Igreja da Misericórdia, o Museu de Arte Sacra, o Museu Antoniano, a Casa-Museu José Cercas, o Castelo de Aljezur, a Fonte das Mentiras e a Ribeira de Aljezur são alguns dos pontos por onde este percurso passa.

Estas estruturas oferecem à localidade, não só um grande valor patrimonial, mas várias lendas locais que têm passado de geração em geração.

Ao longo de todo o percurso podem ser observadas várias espécies de fauna e flora, especialmente no ponto de junção das Ribeiras de Aljezur e de Areeiro. Aqui podem encontrar-se vários insectos, anfíbios e aves, sendo que por vezes pode ser avistada a lontra.

Este percurso pode ser realizado a pé ou de bicicleta, conforme o que for mais conveniente aos visitantes.