Pelos Trilhos de Portugal-Corredor Ecológico, Valongo

Pelos Trilhos de Portugal-Corredor Ecológico, Valongo

O Trilho “Corredor Ecológico” é um percurso pedestre inserido no programa Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto e liga a cidade de Valongo ao Parque das Serra do Porto.

Com cerca de nove quilómetros de extensão, este percurso começa junto ao Parque da Juventude e permite que os seus pedestres atravessem o Largo do Centenário, o Parque da Cidade e a Aldeia do Couce.

Por ser um percurso linear este trajecto termina na Serra de Pias, onde através de um troço circular os visitantes podem percorrer e contemplar as margens do Rio Ferreira.

Este percurso surge da recuperação de antigos caminhos rurais e de floresta nesta região.

No decorrer do percurso, os pedestres caminham junto ao Rio Simão e, posteriormente, ao Rio Ferreira sempre acompanhados por várias espécies de árvores e arbustos, bem como vários terrenos agrícolas. Para além disso, podem ser observados vários moinhos na margem do Rio Ferreira.

O percurso passa ainda por uma zona onde se podem contemplar alguns fosseis de seres marinhos, destacando-se as Trilobites e algumas marcas de ondulação da água nas rochas.