Pelos Trilhos de Portugal-Da Orla Costeira às Pedras Negras, Marinha Grande
O litoral português é belíssimo, de arribas colossais a extensos areais ladeados por dunas, nada ficou esquecido neste maravilhoso percurso.
Este trilho possui um grande valor paisagístico e natural, estende-se por quase 9 quilómetros, tendo início e fim no Parque Vale do Ribeiro de São Pedro de Moel. O trajecto encontra-se devidamente sinalizado e possui um grau de exigência física moderado.
Ao subir pela encosta norte do vale, atravessamos a povoação de São Pedro de Moel e tomamos o rumo da Estrada Atlântica, um caminho pedestre e ciclável ao longo da costa. Logo nos primeiros metros do circuito surge o Farol do Penedo da Saudade, um magnífico monumento datado de 1912.
As vistas sobre a costa rochosa são deslumbrantes e podemos ainda observar plantas endémicas como a flor-da-saudade e o limónio que brotam pelas arribas. Ao chegar perto do Penedo do Cabo a paisagem muda, as arribas dão agora lugar a extensos areais e longos cordões dunares onde a natureza se manifesta orgulhosamente. A Praia Velha é um dos sítios ideais para observar estes singulares ecossistemas.
Rumamos em direcção ao norte, em breve estamos na Praia das Pedras Negras, um local de grande importância geológica, cujas características ajudaram a compreender importantes fenómenos ocorridos nesta região. Um passadiço leva-nos de volta ao caminho florestal onde vamos encontrar a Árvore Notável das Pedras Negras, um pinheiro-bravo de dimensões titânicas que se encontra classificado como Árvore de interesse Público.
Por fim, a Estrada Atlântica permite o regresso a São Pedro de Moel de forma a completar este fantástico percurso.