Pelos Trilhos de Portugal-Da Vila ao Castelo, Sesimbra

Pelos Trilhos de Portugal-Da Vila ao Castelo, Sesimbra

O percurso pedestre Da Vila ao Castelo, em Sesimbra, percorre os caminhos urbanos e periurbanos da região por mais de quatro quilómetros.

O circuito começa no Largo da Marinha. Este local relaciona-se com a Fortaleza Manuelina destruída em 1602, que existia nas imediações.

Guiados em direcção ao Bairro Infante D. Henrique e percorrendo um troço do Caminho Viário, os pedestres chegam ao Castelo de Sesimbra, ponto alto deste itinerário. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, esta edifício relembra-nos dos nossos antepassados e da ocupação Muçulmana.

A Igreja de Santiago é o próximo ponto na lista. Esta foi contruída em 1533 a mando de D. Jaime de Lencastre, Bispo de Ceuta.

Um pouco mais à frente encontra-se a Capela do Espírito Santo, um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público. Esta foi construída nos finais do século XV, durante o reinado de D. João II.

Ainda antes de chegar novamente ao ponto de partida, os pedestres passam pela Fortaleza de Santiago, também classificada com Imóvel de Interesse Público. Esta foi construída a mando de D. João IV entre 1640 e 1648, sobre a antiga Fortaleza Manuela.

Este percurso permite que os visitantes desta vila conheçam a história que marcou esta região do país e o grande património cultural e histórico que a rodeia.