Pelos Trilhos de Portugal-Fantástica Serra d’Ossa, Borba

Pelos Trilhos de Portugal-Fantástica Serra d’Ossa, Borba

Inserido no Guia Transalentejo, uma rede de 11 percursos pedestres localizada numa área de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, o trilho “Fantástica Serra d’Ossa” percorre durante aproximadamente 17 quilómetros a freguesia de Rio de Moinhos em Borba.

Com ponto de partida e chegada marcado na Igreja de São Tiago de Rio de Moinhos, este percurso tem como objectivos dar a conhecer o grande património natural e cultural desta região do Alentejo, percorrendo caminhos rurais e de floresta.

O caminho começa em direcção à aldeia e Ermida de São Gregório. Aqui os pedestres podem aproveitar para conhecer a povoação e uma Capela datada do século XV.

Retomado o itinerário, não tardará a encontrar a Ribeira de Lucefécit, onde deve seguir um trilho até chegar às ruínas do Monte das Hortas.

Antes de regressar ao ponto de partida, os pedestres passam ainda pelo marco geodésico Carneira, pelo Monte da Defesa de Baixo e, posteriormente, pelo Monte de Defesa de Cima até chegar à ponte da Ribeira de Lucefécit.

A partir daqui o caminho de regresso faz-se pelo mesmo trilho que se começou.