Pelos Trilhos de Portugal-Ilha da Culatra, Faro

Pelos Trilhos de Portugal-Ilha da Culatra, Faro

Inserida no Parque Natural da Ria Formosa e classificada como Rede Natura 2000, a Ilha da Culatra faz parte de um conjunto de ilhas que separa a Ria Formosa do mar. O acesso e retorno à Ilha deve ser feito de barco partindo do cais de Olhão.

Este percurso pedestre possui cerca de 5,6 quilómetros e desdobra-se ao longo dos caminhos naturais, da praia e de um passadiço de madeira da ilha em questão.

Uma vez na ilha e chegando à aldeia onde se inicia este percurso, os visitantes podem encontrar um painel informativo sobre o caminho que estão prestes a percorrer.

Sendo assim, o trajecto começa em direcção à praia, através de um passadiço de madeira que os conduz pelas dunas da região. Aqui os visitantes podem observar alguma da vegetação típica destes solos, como o malmequer-das-praias, o tomilho-carnudo, a perpétua-das-areias, o esterno, o feno-das-areias e o cardo-marítimo.

Ao longo de todo o percurso podem ver-se algumas aves a sobrevoar a região, tais como o perna-vermelha, o maçarico-real, o pilrito-comum, a chilreta, o corvo-marinho, a garça-real, entre outras.

Os pedestres podem aproveitar esta viagem para conhecer o arroz de lingueirão ou a caldeirada, típicas desta região do Algarve.