Pelos Trilhos de Portugal-Levada do Pico do Castelo, Porto Santo

Pelos Trilhos de Portugal-Levada do Pico do Castelo, Porto Santo

A Ilha de Porto Santo, pertencente ao Arquipélago da Madeira, é conhecida pelas suas paisagens e pontos de interesse. Para que os seus visitantes possam conhecer um pouco melhor esta região, o município oferece uma rede de percursos pedestres pelo território da ilha.

A Levada do Pico do Castelo é um percurso de formato linear, com aproximadamente quatro quilómetros de extensão. Com início na Estrada Regional 120, o trilho segue até ao sopé do Pico do Castelo e ao Ribeiro Formoso.

A Capela de Nossa Senhora da Graça, construída durante a década de 30 do século XX, é um dos principais pontos de interesse deste percurso.

A levada do Pico do Castelo, percorrida pelo trajecto, tinha em vista o aproveitamento das águas pluviais para a agricultura e servia como via de comunicação para os habitantes da Camacha, que se deslocavam para a Serra de Fora. Aqui podem encontrar-se algumas espécies de plantas como urze e álamos.

O Pico do Castelo possui outro trajecto, que os pedestres também podem percorrer, o percurso Vereda do Castelo, que oferece aos seus pedestres o contacto directo com paisagens típicas desta ilha, bem como com a sua fauna e flora.