Pelos Trilhos de Portugal-Levada Fajã do Rodrigues, São Vicente

Pelos Trilhos de Portugal-Levada Fajã do Rodrigues, São Vicente

O percurso da Levada Fajã do Rodrigues, em São Vicente, permite que durante aproximadamente oito quilómetros, os seus visitantes tenham contacto directo com a natureza envolvente e alguns dos pontos de interesse desta região.

As Ginjas apresentam-se como ponto de partida e chegada deste trajecto, uma vez que o itinerário possui um formato de ida e volta.

Como o próprio nome indica, este percurso percorre a Levada Fajã do Rodrigo, atravessando vários túneis característicos da região. Oferece ainda aos seus pedestres várias panorâmicas sobre o Vale de São Vicente e a oportunidade de observar as quedas de água, que acabam por garantir a sobrevivência da sua biodiversidade.

A proximidade deste percurso à Floresta Laurissilva garante à região uma grande diversidade de espécies de fauna e flora.

Aqui, predominam árvores como o pinheiro e o eucalipto, aliadas com o seiceiro, o til, o vinhático, o folhado, o gerânio, a estreleira, a orquídea da serra e o ranúnculo. À semelhança do que acontece em outros territórios da Madeira, o bis-bis e o tentilhão são algumas das aves mais com mais destaque deste percurso.