Pelos Trilhos de Portugal-Lomba da Fazenda, Nordeste

Pelos Trilhos de Portugal-Lomba da Fazenda, Nordeste
Fotografia por JCNazza

Com cerca de seis quilómetros de extensão, o percurso da Lomba da Fazenda percorre o concelho de Nordeste, na Ilha de São Miguel. Inserido no Parque Natural de São Miguel, este trajecto dá a conhecer alguns dos principais pontos de interesse da região.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição apresenta-se como ponto de partida deste itinerário, que começa por seguir um trilho em direcção ao Parque de Campismo, atravessando a Ribeira do Guilherme. Neste local podem ser contempladas algumas azenhas e um fontanário construído durante o ano de 1982.

Entre criptomérias, incensos e acácias, os pedestres têm acesso a um desvio que pode ser utilizado para conhecer a vila do Nordeste. Voltando ao trilho principal, este segue até à zona balnear da Boca da Ribeira.

Atravessando alguns campos agrícolas e de pastagem chegamos à orla costeira. O caminho continua até ao Parque de Endémicas do Pelado. Os pedestres podem aproveitar para conhecer este ponto, que possui um grande número de espécies endémicas características da região.

O regresso ao centro da freguesia, onde termina o percurso, faz-se passando pelo Parque da Morfada.