Pelos Trilhos de Portugal- No Caminho dos Monges, Tarouca
Este trilho é uma caminhada pela história dos monges de Císter que habitavam o mosteiro e diariamente se deslocavam aos campos de cultivo. São cerca de 10 quilómetros por entre pomares e caminhos rurais de grande beleza que nos inundam de bem-estar.
O Mosteiro de São João de Tarouca marca o começo do percurso, esta edificação viu a sua construção iniciar no século XII, é um dos mais antigos monumentos pertencentes à ordem cisterciense em Portugal. Foi sendo expandido ao longo dos séculos até que entrou em decadência após a extinção das ordens religiosas ocorrida no século XIX.
O caminho segue em direção a uma antiga ponte romana sobre o rio Varosa, o leito do rio acompanha-nos ao longo de um trilho estreito e repleto de vegetação autóctone, onde o silencio se alia à paisagem e nos transmite uma sensação de calma.
A última parte do percurso atravessa vários pomares de macieiras que em tempos foram os locais de cultivo dos monges, a atmosfera bucólica continua a imperar e a Rota dos Monges mostra ser um excelente passeio para quem adora cultura e tranquilidade.