Pelos Trilhos de Portugal- O Caminho dos Galegos, Penalva do Castelo
O Caminho dos Galegos é uma caminhada pela história que nos remete para o tempo das épicas peregrinações a Santiago de Compostela. O percurso é uma viagem cultural e insere-se na rota dos Caminhos de Santiago.
A aldeia de Mareco é o ponto de partida para este trilho de cerca de 7 quilómetros. O trajecto encontra-se bem sinalizado e faz-se sobre caminhos de lajes graníticas, marcadas pelas inúmeras passagens de peregrinos e carros de bois ao longo dos séculos.
Logo no início, uma escultura em granito de uma alminha dá as boas vindas aos caminhantes e relembra a importância da fé para os antigos peregrinos. O contacto com a natureza é privilegiado ao longo deste trilho, um pequeno desvio após percorrer cerca de 800 metros leva a uns antigos moinhos de água. De volta ao itinerário principal, seguimos por entre campos de cultivo e pastagens, testemunhos da importância que a agricultura teve para as populações do interior em tempos idos.
Ao chegar à aldeia de Pousadas um antigo fontanário convida a uma pequena pausa. Antes do regresso à aldeia de Mareco ainda passamos por uma parte do trilho onde é comum a observação de aves. Águias-de-asa-redonda, melros, pintassilgos e corvos são algumas das espécies que podemos encontrar.