Pelos Trilhos de Portugal- Parque da Cidade, Porto
A cidade do Porto orgulha-se de possuir o maior jardim localizado num centro urbano nacional. Com 83 hectares de área verde e perto de 10 quilómetros de percursos pedonais, o fantástico Parque da Cidade é um espaço de eleição para quem vive no centro do Porto e adora passear pela natureza.
O local foi inaugurado em 1993,no entanto, apenas foi finalizado em 2002, altura em que recebeu o Pavilhão da Água. Em 2009, o parque recebe ainda um aquário chamado Sealife, localizado na sua extremidade próxima do mar. Na década de 60, o arquitecto Robert Auzelle já havia incluído este espaço no seu plano de urbanização para a cidade do Porto. O parque acabaria por ser projectado uns anos mais tarde, pelo arquitecto nacional Sidónio Pardal. A excelência do Parque da Cidade levou a que este fosse distinguido pela Ordem dos Engenheiros como uma das 100 obras mais notáveis construídas em Portugal no século XX.
Utilizado por muitos para desporto ou lazer, a envolvência natural e a flora diversificada do parque proporcionam revigorantes caminhadas em comunhão com a natureza. Os números são expressivos, o local possui 74 espécies arbóreas, 42 espécies arbustivas, 15 espécies de árvores de fruto e ainda 10 espécies aquáticas nos seus lagos. Os cenários de grande beleza fazem esquecer que estamos no centro urbano de uma grande cidade.