Pelos Trilhos de Portugal-Passagem das Bestas, Angra do Heroísmo

Pelos Trilhos de Portugal-Passagem das Bestas, Angra do Heroísmo

O percurso da Passagem das Bestas, no concelho da Angra do Heroísmo, está inserido no geossítio da Caldeira de Guilherme Moniz e possui aproximadamente quatro quilómetros. O trilho tem início junto ao parque de estacionamento.

As marcas das relheiras no chão são a principal razão do nome deste trilho. Estas remetem para a passagem dos carros de bois que aqui passavam diariamente, para ir buscar lenha à caldeira. O percurso acompanha estas marcas até encontrar um curso de água onde, entrando numa mata de criptomérias, os pedestres encontram um miradouro.

Situada entre a Serra da Ribeirinha e a Serra do Cume encontra-se Caldeira dos Cinco Picos, uma das maiores do arquipélago dos Açores.

O caminho continua em direcção ao ponto mais alto da Serra do Morião, encontrado algumas espécies arbustivas como a urze e o cedro-do-mato. Não tarda, passa por um miradouro com vista para a Terra Brava e, posteriormente, por outro com vista para a Caldeira de Guilherme Moniz.

A partir daqui começa o caminho de regresso até ao parque de estacionamento do geossítio da Caldeira de Guilherme Moniz.