Pelos Trilhos de Portugal-Pedra do Galo, Lagos

Pelos Trilhos de Portugal-Pedra do Galo, Lagos

Inserido na Grande Rota da Via Algarviana e criado no âmbito do projecto “Via Algarviana II – Ecoturismo no Interior do Algarve”, o percurso Pedra do Galo foi desenhado para percorrer a Mata Nacional de Barão de São João.

Com aproximadamente seis quilómetros de extensão, este circuito recria uma lenda popular dos habitantes da aldeia de Barão de S. João.

Antes de chegar à aldeia onde pode ser encontrado o percurso, e uma vez que este se encontra na União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, os visitantes podem aproveitar para conhecer a arquitectura tradicional de Lagos.

Já em Barão de São João, o percurso tem início junto ao cruzamento da povoação, seguindo em direcção à Mata Nacional. Atravessando a Casa do Guarda e o Parque de merendas, chega-se ao Menir da Pedra do Galo.

Este monumento, para além de ser o ponto principal do percurso, remete os seus visitantes para a época do Paleolítico. Diz a lenda que neste local se ouvia o galo a cantar e, caso não se oiça, deve-se aproximar a cabeça da pedra e assim ouvirá o cantar.

Deste ponto pode ainda ser vista a Serra de Monchique e a Fóia. A partir daqui começa o caminho de regresso.