Pelos Trilhos de Portugal-Pela Reserva do Cavalo do Sorraia, Alpiarça

Pelos Trilhos de Portugal-Pela Reserva do Cavalo do Sorraia, Alpiarça

Inserido na Rede de Percursos da Lezíria do Tejo o circuito “Pela Reserva do Cavalo do Sorraia” é o local perfeito para que os turistas em Alpiarça conheçam um pouco da cultura e tradições da localidade.

 Com ponto de partida marcado na Reserva do Cavalo do Sorraia, este trilho percorre ao longo de dez quilómetros terrenos agrícolas, vinhas, o Parque do Carril e a Casa dos Patudos.

O caminho começa em direcção à albufeira dos Patudos, onde os pedestres podem observar várias espécies de aves, destacando-se a galinha-d'água. Segue então até à Vala Real de Alpiarça, onde acompanha a sua margem até chegar à estrada que liga a localidade a Santarém.

Atravessando pelo meio de uma vinha os visitantes são convidados a conhecer um pouco da sua história e do vinho do Ribatejo. Na altura da Primavera e do Verão pode ser avistado nesta zona o Abelharuco.

O Parque de Merendas do Carril é o próximo ponto a visitar durante este percurso. Aqui, os pedestres podem aproveitar para descansar ou então continuar o seu caminho até a Casa dos Patudos, um edifício construído em 1904.

A partir daqui começa o caminho de regresso para a Reserva do Cavalo do Sorraia. Como o próprio nome indica, nesta Reserva podem ser contemplados os Cavalos Sorraia, uma raça de origem Lusitana.