Pelos Trilhos de Portugal-Pelas Margens do Cávado, Barcelos

Pelos Trilhos de Portugal-Pelas Margens do Cávado, Barcelos

O percurso pedestre “Pelas Margens do Cávado” no concelho de Barcelos é um trajecto linear de pequena rota que conta com uma extensão de cerca de 12 quilómetros.

Este itinerário, com ponto de partida marcado na Igreja de Fornelos, desdobra-se entre caminhos rurais e de floresta até chegar a Barcelos, atravessando as freguesias de Fornelos, Gilmonde e Barcelinhos.

No decorrer do caminho os visitantes passam pelas margens do Rio Cávado, onde podem contemplar um pouco do património natural e paisagístico da região. Este percurso permite ainda que os seus pedestres conheçam o Açude de Mariz e o Souto de Burros.

Para além do trilho “Pelas Margens do Cávado”, o concelho de Barcelos possui vários percursos pedestres que dão a conhecer a sua singularidade e o vasto património histórico e natural que os visitantes podem aproveitar para conhecer.

Entre os pontos de interesse deste município encontra-se a Estação Arqueológica do Castelo de Faria, o Castro de São Mamede, o Convento do Banho, a Necrópole de Mondim e a Necrópole de Paradela.