Pelos Trilhos de Portugal-Pelas Vinhas de São Cucufate, Vidigueira

Pelos Trilhos de Portugal-Pelas Vinhas de São Cucufate, Vidigueira

O percurso “Pelas Vinhas de São Cucufate” dá destaque ao concelho de Vidigueira pelo seu valor cultural e paisagístico. Com aproximadamente 18 quilómetros, percorridos por caminhos rurais e urbanos, os visitantes percorrem alguns dos pontos mais importantes desta cidade.

A Praça da República apresenta-se como ponto de partida deste trajecto. O caminho começa em direcção à Igreja da Misericórdia, local onde os pedestres devem fazer um pequeno desvio para conhecer a Torre do Relógio.

Visitada a torre e voltando ao percurso original, o trilho guia quem o percorre até ao Largo 5 de Outubro e, posteriormente, até à rua de Santa Clara, onde deve fazer mais um desvio para visitar as ruínas do Castelo da Vidigueira.

O caminho continua em direcção à Ermida de Santa Clara, uma construção quinhentista, classificada como Imóvel de Interesse Público.

Entre plantações de vinha e olival, os pedestres chegam a um ramal, de ida e volta, que dá acesso às ruínas do Convento Franciscano que existia nesta região. A Vila de Frades onde nasceu o escritor Fialho de Almeida é o próximo ponto de visita deste trajecto.

Chegando ao Núcleo Museológico de São Cucufate, os pedestres são convidados a conhecer este local antes de continuar o percurso.

Daqui seguem até à Capela de Santo António atravessando um trilho entre vinhas. Depois de contemplar a vista a que este ponto dá acesso, começa o caminho de regresso até ao ponto de partida.